MISSÃO

VISÃO MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO
CURIOSIDADES
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Bahia Transportes Urbanos Ltda.

HISTÓRICO

A história desta empresa familiar de transporte de passageiros iniciou o seu caminho no século passado. Em 26 de julho de 1963, um grupo espanhol de imigrantes da Galícia e outros brasileiros uniram-se com ônibus e começaram a operar em Salvador. Foram eles que com muito trabalho e sacrifício criaram os alicerces do que posteriormente seria uma grande empresa. Assim nascia a empresa VIBEMSA Viação Beira Mar S.A no bairro de Ondina, tendo como objetivo atuar no ramo de transporte coletivo em Salvador.

A frota inicial contava com 26 veículos e 100 funcionários, operando em duas linhas. No ano de 1965, a empresa comprou parte do acervo da empresa Transpeninsular que abrangia as linhas do centro da cidade. Em 1970, adquiriu parte do acervo da empresa ITT que operava nas linhas da orla marítima.

Nessa época também começou a atender nas linhas da área metropolitana e intermunicipal após a compra da empresa Viação Cristo Rei. A Viação fazia os percursos para Portão e Arembepe, além de atender a população de Barra de Pojuca.

Em 1975 a VIBEMSA lançou o serviço de ônibus seletivo, sendo pioneira no Norte e Nordeste e a segunda no Brasil. A experiência de atuação no mercado garantiu ao grupo o aumento da frota além da conquista de novas rotas. Em 1978 adquiriram a empresa Duran com 128 ônibus com linhas para diversos pontos do centro da cidade. As ações do grupo refletiam fielmente o empreendedorismo de seus fundadores e, na década de 90, o grupo VIBEMSA contava com uma frota de 530 ônibus e mais de 3500 funcionários, trafegavam mensalmente em média 5000.000 km/mês transportando em média 14.000.000 passageiros/mês quatro parques rodoviários, 97 linhas e se destacava no cenário de transporte.

Entre muitos acertos e dificuldades os sócios permaneceram juntos por 28 anos enfrentando as mudanças sócio-político-econômicas, organização das políticas de transportes. Assim, em 1991 com a cisão do grupo VIBEMSA, em quatro empresas surge a BTU - Bahia Transportes Urbanos Ltda.
Com 122 veículos na frota, aliados ao compromisso e à experiência adquiridos ao longo desses anos na prestação de serviço de transporte, a empresa consolida o empreendedorismo firmado em 1963, com qualidade e segurança.

Atualmente a BTU é administrada pela segunda geração e está numa etapa de mudanças e renovação total, uma reestruturação em todos os níveis, tanto de pessoal como da frota de veículos, mudanças que levam a empresa a evoluir e prosperar com o objetivo de ser uma das melhores empresas quanto ao seu serviço, qualidade e atenção aos clientes.